terça-feira, 10 de maio de 2016

Futebol de Formação - O que poderemos fazer ?

 Neste meu regresso ao blog, escolhi um tema particularmente interessante e que me toca directamente. 

 Muitos são os que falam sem saber e sem estarem por dentro daquilo que nós, treinadores de formação, fazemos nos clubes. 
Já passei por quase todos os escalões do futebol 7 ( Petizes, Traquinas e Infantis) e noto que muitos falam só na parte da "Formação" e nunca sem falar na parte desportiva. Concordo e assumo que a principal ideia seja a parte de formação, mas , percebam-me também que podemos aliar as duas coisas, resultados com formação, e como? 

 Vou passar a explicar a minha ideia de alguns anos que me foi passada e pensada depois por mim e adaptar aquilo que realmente eu acho e defendo. 
Hoje em dia quantos nós já tivemos atletas a desistir por falta de tempo de jogo? Quantos de nós já fez uma convocatória no futebol 7 em que não colocou um jogador convocado a jogar? Quantos de nós assume que por uma vez ou outra colocou um resultado como primeiro plano e não a formação? 

 Eu respondo - Poucos ou nenhuns, mas caros leitores, enganem-se quando ouvirem falar em coisas bonitas do tipo " ah e tal, gosto de ver jogadores felizes nem que seja quando perdem um jogo" . Nós por dentro não gostamos que isso aconteça, gostamos que eles sintam uma derrota que demonstrem no treino seguinte que foi apenas um jogo e nada mais que se unam por uma causa pela qual nós definimos e lutamos juntamente com eles. Se isto não acontece os jogadores vão ficar cómodos com a derrota, vão achar que perder é normal, vão achar que a derrota é uma coisa para a vida. NÃO, a derrota NÃO é uma coisa para a vida mas sim da vida, façam passar a mensagem que para se ganhar é preciso trabalhar, suar, lutar, sofrer, que perder também faz parte do ganhar, mas que no final o sabor da vitória é tão bom, ou será que para se vencer na vida não é preciso todas estas componentes e mais algumas? Ou será que todos vocês com as "batalhas" ganhas não tiveram de lutar? Então porque não passar isso para os nossos jogadores na formação? Para se vencer é preciso abdicar de tanta coisa.


 Então vejamos, se nós aliarmos a vitoria com a formação não será melhor? 

 Passando para a parte futebolística -  Primeiro saber gerir muito bem a parte formativa nos treinos, chamando atenção dos erros feitos pelos atletas mas dizendo "Fizeste este erro, acho que para melhorar deves fazer assim" , depois dizer que somos um grupo ambicioso que esta ali para ganhar , que as derrotas vão acontecer mas que temos de continuar a lutar, dar sempre um abraço ou um sorriso nos momentos mais difíceis e saber escolher esses momentos, falar duro, por vezes é bom mas nunca passando daquilo que deve ser o aceitável, saber brincar com as crianças e por vezes tentar ser pior que elas nas brincadeiras, criar um espírito de grupo forte, na minha opinião , se no futebol de 7 se não existe limite de utilização de jogadores acho que se deve ser coerente e colocar todos os jogadores a jogar ( se não jogam quando não há limites vão jogar quando?) , desta forma encontro algumas das muitas "técnicas" que existem, sejam sempre verdadeiros com as crianças, não as enganem , não olhem para elas como uma "matéria-prima" primeiro são seres humanos. Deixem-nas errar, mas digam "cuidado, estás a prejudicar a tua equipa". 

 Vou voltar a escrever sobre isto, como devem reparar faltam alguns tópicos que não foram esquecidos. Na proxima voltarei com este assunto. 


Obrigado pelo tempo disponibilizado.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário